Hortolândia aprova “Lei Lucas”

Proposta feita pelo vereador Luiz e vereador Gervásio, em parceria com Alessandra Begalli Zamora, a mãe do Lucas

Assim como em 400 cidades de 12 estados brasileiros, Hortolândia aprovou a Lei Lucas, que prevê a obrigatoriedade de treinamento em primeiros socorros para educadores das escolas do município. A Lei é de autoria do vereador Luiz (PRP), assinada também pelo vereador Gervásio (PT), e foi elaborada em parceria com a mãe do Lucas, Alessandra Begalli Zamora, que procurou o vereador Luiz no final do ano passado.

Essa Lei vai garantir que as crianças do município possam contar com uma assistência rápida de primeiros socorros em casos de acidentes como o do menino Lucas, que morreu engasgado com uma salsicha, durante um passeio com escola particular no ano passado. “Não havia ninguém para prestar um socorro rápido ao meu filho até a chegada do Samu, que levou oito minutos. Quando o socorro chegou ele já tinha traços de morte cerebral e morreu dois dias depois”, explicou a mãe durante visita à Câmara na semana passada.

Após todo o sofrimento, Alessandra e sua irmã criaram uma página no Facebook #VaiLucas contando sobre o acidente de seu filho e alertando aos pais que as crianças não estão tão seguras, como os pais imaginam, nos locais que elas frequentam. “Em dois dias tínhamos mais de 5 mil seguidores e 200 relatos parecidos com o meu, foi então que decidimos lutar por uma legislação que tornasse obrigatório o curso de primeiros socorros em escolas, berçários e creches. Os primeiros socorros nos primeiros 10 minutos são a diferença entre uma vida normal e com sequelas, entre a vida e a morte”, ressaltou Alessandra.

A lei já foi aprovada em mais de 400 cidades em 12 estados brasileiros, e há duas semanas foi aprovada por unanimidade na Câmara dos Deputados em Brasília, seguindo agora para votação no Senado. “Meu filho não teve a chance de ser salvo, mas a minha luta é que os filhos de todos vocês estejam protegidos. Pelo Lucas não posso fazer nada, mas pelos seus filhos podemos”, finalizou.

“Criamos este projeto, junto com a Alessandra, para que nossas crianças em Hortolândia estejam bem atendidas em relação aos primeiros socorros. Claro, que o atendimento emergencial não supre a necessidade de um médico treinado, mas com educadores tendo o treinamento de primeiros socorros podemos ter muitas vidas salvas na cidade. A proposta atual é apenas para escolas particulares, já que uma Lei Estadual prevê o treinamento de funcionários das redes públicas em todo o estado”, comentou o vereador Luiz.

Ordem do dia

Na mesma noite ainda constavam na pauta de votações outras três proposituras. O PL nº 160/2017, do Poder Executivo, que fazia alterações na Lei que trata da criação do Conselho Municipal de Saúde e o PL Complementar nº 17/2017, também do Executivo, que institui o Código de Saúde, dispõe sobre normas relativas à saúde na cidade e estabelece penalidades foram arquivados, após pedido de retirada feito pela própria Prefeitura. Já o Projeto de Decreto Legislativo nº 1/2018, do vereador John Lenon (PDT), que dispõe sobre outorga de título de cidadã para Vera Lúcia da Silva Bertoncini, recebeu pedido de vistas do vereador Frank (DEM).